Histórias esquecidas 29: As Lições do Tonecas, de José de Oliveira Cosme (arg.) e José Antunes (des.)
Durante muitos anos, desde a década de 30 do século passado, que a popularidade de As Lições do Tonecas se manteve ligada a dois meios de comunicação: a rádio e as revistas de quadradinhos. Tendo surgido em 1934 no Rádio Clube Português, com o apoio da revista O Senhor Doutor, deixou de ser transmitido ainda nesse ano, para voltar ao ar em 1945. Muito mais tarde, o programa chegou ao pequeno ecrã, na Rádiotelevisão Portuguesa, com os actores Morais e Castro no papel do professor e Luis Aleluia no de Menino Tonecas. Alguns dos dilálogos radiofónicos podem ser ouvidos aqui e aqui.
O seu autor, José de Oliveira Cosme, desde o início esteve ligado aos programas radiofónicos, tendo até desempenhado o papel do professor nesses diálogos humorísticos e que muito divertiam quem os ouvia. Mas o seu surgimento nos quadradinhos só viria a ocorrer na publicação Mundo de Aventuras, com desenhos de José Antunes.
José de Oliveira Cosme esteve ligado à Agência Portuguesa de Revistas durante vários anos, a editora do Mundo de Aventuras. As Lições do Tonecas publicaram-se nos números 386 a 398, 402 a 404 e 408 a 411, normalmente ao ritmo de uma pagina por número, mas não tenho a certeza se foi sempre José Antunes o encarregado de desenhar a série.
Muito embora graficamente não se trate de um trabalho à altura de outros do desenhador, as páginas, com um estilo caricatural, ilustravam bem os diálogos humorísticos, cumprindo bem a sua função.
Publicamos aqui um conjunto de páginas, dos números 386 ao 398, a uma cor, como era hábito em muitas publicações portuguesas, embora a impressão da cor fosse tecnicamente muito deficiente. As imagens podem ser aumentadas se se clicar sobre as mesmas.
Resolução: 300 dpi.
Etiquetas: As Lições do Tonecas, Histórias esquecidas, José Antunes, José de Oliveira Cosme, Mundo de Aventuras, O Senhor Doutor
<< Home