Histórias esquecidas 24: Formidáveis Aventuras de Mick, Mock, Muck de Arturo Moreno
Arturo Moreno nasceu na cidade de Valência, Espanha, em 1909, tendo desenhado para a revista Pulgarcito nos anos 20 do século passado, mas foi para a revista Pocholo, com a qual colaboraram grandes nomes dos quadradinhos espanhóis, que concebeu as Formidables Trapisondas de Mick, Mock y Muck, em 1932, que em Portugal foi traduzido para Formidáveis Aventuras de Mick, Mock, Muck, relatando as aventuras de um grumete, um marinheiro e um cão. Dois anos mais tarde desenharia para a mesma publicação Punto Negro en el País del Juego, cuja personagem principal era uma mancha de tinta.
Veio ainda a participar com diversos trabalhos na revista KKO, tendo posteriormente emigrado para a Venezuela, em 1948, onde trabalhou para o Ministério da Educação local e em filmes publicitários. Regressado em 1956 a Espanha, uma das suas colaborações foi com a revista TBO, na sua segunda fase, tendo mais tarde colaborado também com a revista Chito.
Mas Arturo Moreno dedicou-se igualmente ao cinema de animação, tendo realizado o filme Garbancito de la Mancha no ano de 1945, uma longa-metragem com 60 minutos e meio, com produção de José María Blay e guião de Julián Pemartín, que foi terminada com enormes dificuldades, dado o período conturbado que se vivia em Espanha e em grande parte da Europa, devido à II Guerra Mundial. Já em 1943, nos seus estúdios, conseguira realizar a curta-metragem El Capitán Tormentoso.
Abaixo poderemos apreciar um pequeno excerto daquele filme.
A história que aqui divulgamos pertence ao primeiro dos quatro álbuns dedicados a Mick, Mock & Muck, tendo sido publicado pelas Edições O Mosquito em 1947. As dimensões dos álbuns, em formato horizontal, eram de 21,5 por 14,5 cm, com páginas a uma cor, como se pode ver pelas reproduções. Os álbuns não eram auto-conclusivos, uma vez que a aventura continuava de livro para livro, só terminando no final do quarto álbum.
As imagens foram digitalizadas a 300 dpi, tendo sofrido algum tratamento pós-digitalização, nomeadamente na saturação de cor e na eliminação de algumas manchas.
Etiquetas: Arturo Moreno, Formidáveis Aventuras de Mick Mock Muck, Histórias esquecidas, O Mosquito
<< Home