Histórias Esquecidas 21: A História Maravilhosa de João dos Mares, de Carlos Alberto Santos (des.) e Augusto Barbosa (arg.)
Com texto de Augusto Barbosa, Carlos Alberto Santos desenhou, para os primeiros números d'O Mundo de Aventuras, A História Maravilhosa de João dos Mares.
Como desenhador dos quadros da Agência Portuguesa de Revistas, Carlos Alberto (como também assinava) produziu capas, ilustrações e colecções de cromos, tendo começado a trabalhar aos 14 anos de idade no estúdio de publicidade de José David, facto que o levou a assinalar com um D dentro de um pergaminho as pranchas da aventura que aqui divulgamos. Trabalhou também para a Portugal Press, dedicando-se ainda à pintura.
A história aqui divulgada, realizada aos dezasseis anos de idade do desenhador, foi publicada nos números 1 a 15 de O Mundo de Aventuras, com uma falta no número 7, quando nesta série a dimensão da revista era de cerca de 40 por 28 cm, um grande formato em que era possível apreciar com pormenor os desenhos aí publicados e que só raramente se veio a repetir em Portugal, por exemplo no caso das revistas O Senhor Doutor (muito embora aqui as pranchas raramente ocupassem uma página inteira), Titã, Foguetão e, mais recentemente, do Lobo Mau e dos primeiros números do BD Jornal.
Todas as páginas foram publicadas a preto e branco; no entanto, até ao número 6, foram publicadas pranchas inteiras e, daí em diante, ou seja, entre os números 8 e 15, apenas meias pranchas, o que corresponderá a uma história de 10 páginas inteiras. Todas essas páginas podem ser aumentadas através de um clique do rato. Contudo, a qualidade das imagens é algo deficiente, devido à antiguidade dos originais, à deficiente impressão e ao fraco papel utilizado, para além do facto de os exemplares que possuo se encontrarem encadernados.
Resolução: 300 dpi.
Etiquetas: A História Maravilhosa de João dos Mares, Augusto Barbosa, Carlos Alberto, Carlos Alberto Santos, Histórias esquecidas, Mundo de Aventuras
<< Home