quarta-feira, julho 09, 2008

Histórias Esquecidas 21: A História Maravilhosa de João dos Mares, de Carlos Alberto Santos (des.) e Augusto Barbosa (arg.)

Com texto de Augusto Barbosa, Carlos Alberto Santos desenhou, para os primeiros números d'O Mundo de Aventuras, A História Maravilhosa de João dos Mares.

Como desenhador dos quadros da Agência Portuguesa de Revistas, Carlos Alberto (como também assinava) produziu capas, ilustrações e colecções de cromos, tendo começado a trabalhar aos 14 anos de idade no estúdio de publicidade de José David, facto que o levou a assinalar com um D dentro de um pergaminho as pranchas da aventura que aqui divulgamos. Trabalhou também para a Portugal Press, dedicando-se ainda à pintura.



Primeira vinheta da história.A história aqui divulgada, realizada aos dezasseis anos de idade do desenhador, foi publicada nos números 1 a 15 de O Mundo de Aventuras, com uma falta no número 7, quando nesta série a dimensão da revista era de cerca de 40 por 28 cm, um grande formato em que era possível apreciar com pormenor os desenhos aí publicados e que só raramente se veio a repetir em Portugal, por exemplo no caso das revistas O Senhor Doutor (muito embora aqui as pranchas raramente ocupassem uma página inteira), Titã, Foguetão e, mais recentemente, do Lobo Mau e dos primeiros números do BD Jornal.

Todas as páginas foram publicadas a preto e branco; no entanto, até ao número 6, foram publicadas pranchas inteiras e, daí em diante, ou seja, entre os números 8 e 15, apenas meias pranchas, o que corresponderá a uma história de 10 páginas inteiras. Todas essas páginas podem ser aumentadas através de um clique do rato. Contudo, a qualidade das imagens é algo deficiente, devido à antiguidade dos originais, à deficiente impressão e ao fraco papel utilizado, para além do facto de os exemplares que possuo se encontrarem encadernados.

Resolução: 300 dpi.



Reprodução da primeira página do número 1 de O Mundo de Aventuras, datado de 18 de Agosto de 1949.
Primeira página da aventura, publicada no nº 1 de O Mundo de Aventuras, de 18 de Agosto de 1949. Clique para aumentar.
Página 2, in O Mundo de Aventuras nº 2. Clique para aumentar.
Página 3, in O Mundo de Aventuras nº 3. Clique para aumentar.
Página 4, in O Mundo de Aventuras nº 4. Clique para aumentar.
Página 5, in O Mundo de Aventuras nº 5. Clique para aumentar.
Página 6 in O Mundo de Aventuras nº 6. Clique para aumentar.
Página 7, in O Mundo de Aventuras nº 8. Clique para aumentar.
Página 8, in O Mundo de Aventuras nº 9. Clique para aumentar.
Página 9, in O Mundo de Aventuras nº 10. Clique para aumentar.
Página 10, in O Mundo de Aventuras nº 11. Clique para aumentar.
Página 11, in O Mundo de Aventuras nº 12. Clique para aumentar.
Página 12, in O Mundo de Aventuras nº 13. Clique para aumentar.
Página 13, in O Mundo de Aventuras nº 14. Clique para aumentar.
Página 14, in O Mundo de Aventuras nº 15. Clique para aumentar.


Etiquetas: , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com