domingo, julho 06, 2008

Histórias Esquecidas 20: Luís Vilar, de José Baptista

José Baptista (que por vezes aparece sob a forma José Batista, tendo também assinado como Jobat) foi, entre outros artistas, como Carlos Alberto ou José Antunes, desenhador dos quadros da Agência Portuguesa de Revistas, para onde entrou em 1954 como retocador.

Uma boa parte do seu trabalho era dedicado à adaptação ao formato das revistas portuguesas das histórias importadas de outros países, em grande parte provenientes dos Estados Unidos. Mas dedicou-se igualmente à ilustração, à realização dos desenhos para colecções de cromos, de capas para diversas revistas e, naturalmente, aos quadradinhos.

Da sua autoria são as histórias intituladas O Voto de Afonso Domingues e Luís Vilar, publicados n'O Mundo de Aventuras números 437 a 444 e 452 a 461, respectivamente, das quais aqui divulgamos a segunda.

Para além de Portugal, publicou histórias suas em outros países, nomeadamente na editora Fleetway, sobre temáticas relacionadas com a II Guerra Mundial. No nosso país, chegou a chefiar a redacção do Jornal do Cuto, regressando em 1976 ao Algarve, sua terra de origem, dedicando-se às artes gráficas e ao ensino, leccionando Educação Visual. No jornal O Louletano, cidade onde nasceu em 1935, publicou uma série de artigos em 2004 sobre as Histórias aos Quadradinhos, sua expressão preferida, intitulados O Império editorial da Agência Portuguesa de Revistas.

O Salão Moura BD, em 2005, rendeu-lhe uma homenagem na sua 15ª edição, onde diversos dos seus trabalhos estiveram em exposição, tendo o número 6 dos Cadernos Moura BD publicado uma história sua, Ulisses.

A história aqui divulgada, Luís Vilar, é constituída por 10 páginas, tendo saído ao ritmo de uma página por número n'O Mundo de Aventuras, desde o 452 ao 461, publicadas a uma cor, sendo a capa do nº 452, de 17 de Abril de 1958, em grande parte dedicada à aventura, mostrando um desenho do autor.

Resolução: 300 dpi.



Capa de O Mundo de Aventuras nº 452, de 17 de Abril de 1958, onde se inicia a aventura.
Primeira página da aventura.








Última página da aventura.


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com