quinta-feira, maio 22, 2008

Histórias esquecidas 10: O Falcão, de José Garcês

Um dos grandes desenhadores portugueses ainda vivos é José Garcês, nascido em Lisboa em 1928, que se estreou profissionalmente na revista O Mosquito em 1946, após ter mantido uma publicação inteiramente escrita e desenhada pela sua mão, manuscrita, intitulada O Melro. Este prolífico autor manteve colaboração com inúmeras revistas, merecendo destaque as revistas Fagulha (para onde desenhou cerca de sete dezenas de trabalhos, ao longo de dezasseis anos) e Cavaleiro Andante, onde publicou diversos trabalhos e de onde foi retirada a aventura que aqui divulgamos.

Para além de ter trabalhado como desenhador no Serviço Meteorológico Nacional, como então se chamava, José Garcês foi colaborador no jornal O Século e ilustrador de manuais escolares, entre muitas das suas actividades. Merece ainda destaque o seu trabalho sobre instrumentos musicais portugueses do século XV, e a sua obra de maior fôlego, História de Portugal em BD, com argumento do historiador A. do Carmo Reis, que teve também edição em língua francesa.

Grande parte do seu espólio foi por si doado à cidade da Amadora, onde actualmente reside, e continua a publicar actualmente álbuns dedicados a localidades e cidades de Portugal, tendo sido editado um volume acerca do seu trabalho pelos historiadores Leonardo De Sá e António Dias de Deus, intitulado José Garcês - As Fases Diversas.

As reproduções aqui apresentadas foram publicadas no Cavaleiro Andante, em 1953, a preto e branco ou a uma ou duas cores, entre os números 73, de 23 de Maio de 1953, e 103, datado de 19 de Dezembro do mesmo ano, com uma falta no número 93. A aventura foi publicitada na capa do número 72, de 16 de Maio, tendo começado a ser publicada no número seguinte. A qualidade da digitalização foi prejudicada pelo facto de os exemplares que tenho em posse estarem encadernados, dificultando uma boa digitalização junto à lombada. As páginas a preto e branco são as que, na minha opinião, melhor evidenciam a mestria do desenhador.

Resolução: 300 dpi.



Capa do Cavaleiro Andante número 72, de 16 de Maio de 1953, onde foi anunciada a aventura que se inciaria no número seguinte.
Primeira página da aventura, publicada no nº 73, de 23 de Maio de 1953






























Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com