domingo, maio 18, 2008

Histórias esquecidas 9: Carlos Ribeiro in O Senhor Doutor

Carlos Filipe Correia da Silva Ribeiro nasceu em Lisboa em 1894, vindo a falecer em 1973. Exerceu o cargo de director de O Senhor Doutor, tendo publicado caricaturas e histórias aos quadradinhos em algumas revistas, nomeadamente em O Espectro e Sempre Fixe, ou ainda no ABCzinho. Entre outras das suas actividades merece destaque o facto de ter sido cenógrafo do cineasta António Lopes Ribeiro.

Muito embora tenha publicado poucas histórias desenhadas pelo seu punho, dos exemplos que aqui damos é de salientar o seu enorme talento, sobretudo no desenho caricatural.

Aqui deixamos dois dos seus trabalhos, ambos de O Senhor Doutor. No primeiro caso, trata-se de uma aventura que ilustrava texto de José de Oliveira Cosme (mais conhecido por ter sido o autor de O Menino Tonecas), que saiu no número 10 daquela revista, e um desenho publicado no mesmo número, do ano de 1933. Quanto ao primeiro, a má qualidade da reprodução deve-se ao facto de o exemplar que possuo ter sido recuperado com papel celofane colado sobre os desenhos, numa tentativa de preservar as páginas.

A fonte de informação da biobibliografia do autor foi o Dicionário dos Autores de Banda Desenhada e Cartoon em Portugal, de Leonardo de Sá e António Dias de Deus, Nonarte, Edições Época de Ouro, Costa da Caparica, 1999.

Resolução: 300 dpi.



Clique para aumentar
Clique para aumentar


Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com