domingo, maio 11, 2008

Histórias esquecidas 7: Aventuras dos Autênticos Zuca, Zaruca e Bazaruca, de Stuart Carvalhais, n'O Senhor Doutor

Stuart Carvalhais (José Herculano Stuart Torrie D´Almeida Carvalhais, 1887-1961) é por muitos considerado o primeiro grande autor português de quadradinhos, sendo sobretudo conhecida a sua série Quim e Manecas, que foi publicada no suplemento de O Século intitulado O Século Cómico e, mais tarde, no Sempre Fixe, tendo muitos estudiosos comparado esta série com o Yellow Kid, de R.F. Outcault. Foi igualmente pioneiro na utilização de balões, já que grande parte das histórias apresentavam texto na parte inferior dos desenhos. A popularidade de Quim e Manecas, aliada ao experimentalismo de Stuart, fez com que fosse realizado um filme com actores reais, em que contracenou o próprio autor.

Selo lançado pelos CTT em 2004 dedicado a Quim e ManecasUma outra revista onde publicou os seus trabalhos foi o ABCzinho, de que foi co-fundador, O Pajem, suplemento do Cavaleiro Andante, e também O Senhor Doutor. Algumas das aventuras com estas personagens foram reeditadas, nomeadamente em álbuns do Clube Português de Banda Desenhada e pelo Círculo de Leitores. Para além disto, fez capas de livros e inúmeras ilustrações para diversas revistas e jornais.

Aqui publicamos algumas páginas de Aventuras dos Autênticos Zuca, Zaruca e Bazaruca, que saíram nas páginas de O Senhor Doutor, números 2 (de 25 de Março de 1933), 6 (de 22 de Abril de 1933), 11, 12 e 13 (de 27 de Maio, 3 de Junho e 10 de Junho de 1933, respectivamente). A deficiente qualidade das reproduções deve-se ao estado menos bom das edições que possuo, que apresentam alguns rasgões e uma má preservação dos exemplares, tendo sido utilizado na mesma papel transparente colado sobre partes dos desenhos.



In O Senhor Doutor, nº 2, de 25 de Março de 1933. Clique para aumentar
In O Senhor Doutor, nº 6, de 22 de Abril de 1933. Clique para aumentar
In O Senhor Doutor, nº 11, de 27 de Maio de 1933. Clique para aumentar
In O Senhor Doutor, nº 12, de 3 de Junho de 1933. Clique para aumentar
In O Senhor Doutor, nº 13, de 10 de Junho de 1933. Clique para aumentar


Etiquetas: , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com