quinta-feira, junho 12, 2008

Histórias esquecidas 15: Ousadia Triunfante, de Carlos Alberto

Carlos Alberto (ou Carlos Alberto Santos) é natural de Lisboa, tendo nascido em 1933 e iniciado a sua carreira como ilustrador, ainda bastante jovem, estreando-se na revista Camarada, em 1948, e começando a publicar, no ano seguinte, no Mundo de Aventuras, que pertencia à Agência Portuguesa de Revistas, para a qual desenhou diversas aventuras, capas e ilustrações ao longo dos anos. A obra que maior impacto teve e a única que veio a seu publicada em álbum a solo foi Camões, Sua Vida Aventurosa, que foi editada em versão abreviada na revista e em versão completa no Álbum Especial, e mais tarde pela Editora Asa.

Para além dos quadradinhos, Carlos Alberto continou a trabalhar em publicidade e em desenhos para colecções de cromos, ilustrações sobre a história de Portugal, como os que concebeu para o Jornal do Cuto, ou ainda para selos editados pelos CTT, para além de capas, de que são exemplo as elaboradas para Zakarella que, tal como a anteriormente referida, foi editada pela Portugal Press. Mas uma boa parte do seu trabalho foi dedicado à pintura. O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, FIBDA, rendeu-lhe homenagem numa exposição dos seus trabalhos no ano de 2005. Em 2006, os Cadernos Sobreda BD editaram um número inteiramente dedicado ao autor.

A aventura que aqui divulgamos, Ousadia Triunfante, publicou-se no Mundo de Aventuras, iniciando-se no número 284, de 20 de Janeiro de 1955, tendo terminado no número 292, num total de 9 pranchas, quase todas a uma cor, à excepção da relativa ao número 291, que saiu a preto e branco. É ainda da sua autoria a capa do primeiro número em que se estreou a aventura, inteiramente a ela dedicada.

Resolução: 300 dpi.














Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com