sexta-feira, junho 06, 2008

Histórias esquecidas 14: Uma Estranha Aventura, de Emilio Freixas

Emilio Freixas Aranguren foi um dos desenhadores espanhóis mais divulgados entre nós, juntamente com Jesus Blasco, sobretudo em meados do século XX, tendo sido publicados trabalhos seus nas revistas O Mosquito, Diabrete, Cavaleiro Andante, Jornal do Cuto, entre outras. É tido por um dos grandes autores do século XX em Espanha e um dos pioneiros dos quadradinhos naquele país. Nascido em 1899 e falecido em 1976, sendo pai de um outro grande desenhador, Carlos Freixas, possuía um traço elegante, mas simultaneamente dinâmico, construindo ambientes de uma forma magistral, quer tratando-se de lugares fantásticos, quer de simples reconstituições de ambientes, tendo ilustrado diversos clássicos da literatura. Foi também autor de uma obra sobre técnica de desenho, intitulada Lecciones de Dibujo Artistico, para além de inúmeras ilustrações.

Uma das suas séries mais conhecidas foi O Capitão Mistério (El Capitán Misterio), que criou a partir de argumentos de Angel Puigmiguel.

Em algumas das suas obras é notória a influência de grandes mestres norte-americanos, como Alex Raymond, como poderemos observar pelos exemplos que abaixo divulgamos (e que, em grande parte, lembra a aventura inicial de Flash Gordon), intitulada em Portugal Uma Estranha Aventura, e que foi publicada como suplemento da revista O Mosquito número 681, em Janeiro de 1946, tendo sido reeditado na colecção Cavaleiro Andante. Trata-se de uma aventura em 12 páginas, com argumento de J.M. Huertas Ventosa, num formato de cerca de 21,5 por 30 cm, com páginas alternando entre o preto e branco e uma cor.

As páginas da aventura aqui divulgadas podem ser aumentadas clicando nas imagens, para melhor ser apreciada a qualidade dos desenhos. No entanto, mantivemos o aspecto envelhecido que o papel da cópia que possuimos apresenta.

Resolução: 300 dpi.




Clique para aumentar
Clique para aumentar
Clique para aumentar
Clique para aumentar
Clique para aumentar
Clique para aumentar
Clique para aumentar
Clique para aumentar
Clique para aumentar
Clique para aumentar
Clique para aumentar
Clique para aumentar
Verso da capa da edição

Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com