sábado, maio 31, 2008

Histórias esquecidas 13: O Rei Triste, de Eduardo Teixeira Coelho e Gilda Teixeira Coelho

O Rei Triste é um álbum de pequenas dimensões, cerca de 18,9 por 14,2 cm, com apenas 16 páginas, publicado a cores em 1954 pela editora Fomento de Publicações Lda., que pertencia a Roussado Pinto, com desenhos de Eduardo Teixeira Coelho e argumento de Gilda Teixeira Coelho, a segunda mulher do desenhador.

Segundo António Dias de Deus, na obra da sua autoria, em conjunto com Leonardo de Sá, intitulada ETCoelho, A Arte e a VidaCapa da obra sobre o desenhador, NonArte, Edições Época de Ouro, Costa da Caparica, 1998, trata-se de obras impressas nas Edições O Mosquito, que pertenciam a uma colecção intitulada Capuchinho Vermelho, de que terão sido publicados os volumes intitulados A Filha do Moleiro, Marina e o Papagaio, A Borboleta Verde e O Espírito das Nuvens. O Rei Triste seria o 5º volume desta série, publicado fora da colecção, e todas estas histórias deveriam ter sido publicadas numa segunda série da revista O Mosquito, o que acabou por não se concretizar.

Os desenhos são, de facto, de grande qualidade, tal como o são muitos dos trabalhos do autor. Creio que esta obra não voltou a ser publicada, sendo muito difícil encontrá-la à venda em alfarrabistas.

Resolução: 300 dpi.



Capa do pequeno álbum de ETC
Verso da capa do álbum, onde se pode ler a autoria dos desenhos e do argumento, bem como as indicações da editora















Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com