Histórias esquecidas 13: O Rei Triste, de Eduardo Teixeira Coelho e Gilda Teixeira Coelho
O Rei Triste é um álbum de pequenas dimensões, cerca de 18,9 por 14,2 cm, com apenas 16 páginas, publicado a cores em 1954 pela editora Fomento de Publicações Lda., que pertencia a Roussado Pinto, com desenhos de Eduardo Teixeira Coelho e argumento de Gilda Teixeira Coelho, a segunda mulher do desenhador.
Segundo António Dias de Deus, na obra da sua autoria, em conjunto com Leonardo de Sá, intitulada ETCoelho, A Arte e a Vida, NonArte, Edições Época de Ouro, Costa da Caparica, 1998, trata-se de obras impressas nas Edições O Mosquito, que pertenciam a uma colecção intitulada Capuchinho Vermelho, de que terão sido publicados os volumes intitulados A Filha do Moleiro, Marina e o Papagaio, A Borboleta Verde e O Espírito das Nuvens. O Rei Triste seria o 5º volume desta série, publicado fora da colecção, e todas estas histórias deveriam ter sido publicadas numa segunda série da revista O Mosquito, o que acabou por não se concretizar.
Os desenhos são, de facto, de grande qualidade, tal como o são muitos dos trabalhos do autor. Creio que esta obra não voltou a ser publicada, sendo muito difícil encontrá-la à venda em alfarrabistas.
Resolução: 300 dpi.
Etiquetas: Eduardo Teixeira Coelho, ETC, Gilda Teixeira Coelho, O Mosquito, O Rei Triste
<< Home