Histórias esquecidas 22: Nos Caminhos do Passado, por Victor Mesquita (des.) e José de Oliveira Cosme (arg.)
Victor Mesquita é natural de Lisboa, onde nasceu no ano de 1939. Muito embora seja porventura mais conhecido pelos trabalhos que publicou na revista Visão, a sua primeira história aos quadradinhos surgiu na segunda série d'O Mundo de Aventuras, em 1957, intitulada Nos Caminhos do Passado, com argumento de José de Oliveira Cosme, num total de 7 pranchas. Mais tarde colaborou com a revista Camarada e com outras revistas e jornais, inclusive sul-africanas, devido à sua passagem por Moçambique, tendo a revista Jacto, já em 1973, publicado Viriato e a revista Cinéfilo a sua série Navegadores do Infinito.
Após a Revolução de Abril de 1974 surgiu então um projecto inovador no panorama dos quadradinhos portugueses, a Visão, de que foi director e onde deu à estampa alguns trabalhos, entre os quais as primeiras páginas de Eternus 9, muito influenciada pela obra de Philippe Druillet, que só chegou a surgir completa em álbum em 1979, pela editora Meribérica, com o subtítulo Um Filho do Cosmos.
Mais tarde colaboraria com outras revistas, nomeadamente Fungagá da Bicharada e Selecções BD, tendo igualmente participado numa edição colectiva intitulada Oito Séculos de História de Portugal, e editado o álbum Trilogia com Tejo ao fundo, recolha de trabalhos seus anteriormente publicados em periódicos, sendo um dos autores com trabalhos expostos no FIBDA - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 1996, e no FIBD - Festival Internacional de la Bande Dessinée de Angoulème, em 1998.
A história aqui divulgada saiu nos números 405 (de 16 de Maio de 1957) a 411 d'O Mundo de Aventuras, quase sempre a preto e branco, sendo excepção a página a uma cor do número 406. A capa do número 407 apresenta a aventura em destaque, com um desenho do autor. Quase todas as páginas apresentam quatro tiras de vinhetas, à excepção da última, composta por apenas três tiras. Como acima referimos, o argumento é de José de Oliveira Cosme, sendo essencialmente uma história de cariz didáctico, com um desenho que transparece a inexperiência do desenhador, que tinha apenas 16 anos na altura. As páginas podem ser aumentadas se clicar sobre as imagens.
Resolução: 300 dpi.
Etiquetas: Histórias esquecidas, José de Oliveira Cosme, Mundo de Aventuras, Nos caminhos do passado, Victor Mesquita
<< Home