sábado, julho 19, 2008

Histórias esquecidas 22: Nos Caminhos do Passado, por Victor Mesquita (des.) e José de Oliveira Cosme (arg.)

Victor Mesquita é natural de Lisboa, onde nasceu no ano de 1939. Muito embora seja porventura mais conhecido pelos trabalhos que publicou na revista Visão, a sua primeira história aos quadradinhos surgiu na segunda série d'O Mundo de Aventuras, em 1957, intitulada Nos Caminhos do Passado, com argumento de José de Oliveira Cosme, num total de 7 pranchas. Mais tarde colaborou com a revista Camarada e com outras revistas e jornais, inclusive sul-africanas, devido à sua passagem por Moçambique, tendo a revista Jacto, já em 1973, publicado Viriato e a revista Cinéfilo a sua série Navegadores do Infinito.

Após a Revolução de Abril de 1974 surgiu então um projecto inovador no panorama dos quadradinhos portugueses, a Visão, de que foi director e onde deu à estampa alguns trabalhos, entre os quais as primeiras páginas de Eternus 9, muito influenciada pela obra de Philippe Druillet, que só chegou a surgir completa em álbum em 1979, pela editora Meribérica, com o subtítulo Um Filho do Cosmos.

Mais tarde colaboraria com outras revistas, nomeadamente Fungagá da Bicharada e Selecções BD, tendo igualmente participado numa edição colectiva intitulada Oito Séculos de História de Portugal, e editado o álbum Trilogia com Tejo ao fundo, recolha de trabalhos seus anteriormente publicados em periódicos, sendo um dos autores com trabalhos expostos no FIBDA - Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 1996, e no FIBD - Festival Internacional de la Bande Dessinée de Angoulème, em 1998.

A história aqui divulgada saiu nos números 405 (de 16 de Maio de 1957) a 411 d'O Mundo de Aventuras, quase sempre a preto e branco, sendo excepção a página a uma cor do número 406. A capa do número 407 apresenta a aventura em destaque, com um desenho do autor. Quase todas as páginas apresentam quatro tiras de vinhetas, à excepção da última, composta por apenas três tiras. Como acima referimos, o argumento é de José de Oliveira Cosme, sendo essencialmente uma história de cariz didáctico, com um desenho que transparece a inexperiência do desenhador, que tinha apenas 16 anos na altura. As páginas podem ser aumentadas se clicar sobre as imagens.

Resolução: 300 dpi.



Reprodução da capa de O Mundo de Aventuras nº 407, de 30 de Maio de 1957, que destaca a aventura dos autores. Clique para aumentar.
Reprodução da primeira página da aventura, publicada n'O Mundo de Aventuras nº 405, de 16 de Maio de 1957. Clique para aumentar.
Reprodução da segunda página da aventura, publicada n'O Mundo de Aventuras nº 406. Clique para aumentar.
Reprodução da terceira página da aventura, publicada n'O Mundo de Aventuras nº 407. Clique para aumentar.
Reprodução da quarta página da aventura, publicada n'O Mundo de Aventuras nº 408. Clique para aumentar.
Reprodução da quinta página da aventura, publicada n'O Mundo de Aventuras nº 409. Clique para aumentar.
Reprodução da sexta página da aventura, publicada n'O Mundo de Aventuras nº 410. Clique para aumentar.
Reprodução da sétima e última página da aventura, publicada n'O Mundo de Aventuras nº 411. Clique para aumentar.


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com