quarta-feira, abril 22, 2009

A Colecção Policial - Nº 1

A revista Policial foi uma das publicações extra da editora Aguiar & Dias, Lda, com distribuição da Agência Portuguesa de Revistas, neste caso totalmente dedicada a séries que se enquadrassem no título da revista, em particular oriundas dos jornais norte-americanos ou da Grã-Bretanha.

A quarta série de O Mundo de Aventuras iniciou-se em Julho de 1959, com o número 512, e apenas nos primeiros números se verificou um ecletismo no tipo de aventuras que iam sendo publicadas, já que, a partir do número 538, e até ao número 699, entre 1960 e 1963, as histórias abordavam a temática do western, com raras excepções, sendo todas as capas das revistas relativas a aventuras deste teor. Daí a opção pela criação de outros títulos com outro tipo de temas, como o policial, a ficção científica ou histórias de guerra.

Nascera assim a colecção a que dedicamos esta postagem e cujo primeiro número, datado de 1 de Outubro de 1960, com 32 páginas a preto e branco e capa a cores, aqui divulgamos na íntegra. A publicação era mensal, surgindo na página 1 a indicação «Sai a 1 de cada mês». Esta série veio a terminar no número 68, em 1966.

A aventura intitula-se O Segredo do Cofre e pertence à série Drake & Drake, com desenhos de José Carlos García e argumento de Pepe (José) García Pizarro, surgindo os desenhos assinados por ambos, podendo o último também ter intervindo em algumas das vinhetas, uma vez que era igualmente desenhador, o que não podemos atestar, para além de surgir igualmente o © da Ibergraf. Nas vinhetas é possível observar que as tiras estão numeradas de 1-1 até 15-90, não havendo indicação de ano. Não conseguimos obter a informação da autoria da capa.

A cópia utilizada apresenta as páginas já amareladas pelo tempo, e optámos por não alterar este aspecto. Na sua maioria, as imagens estão colocadas lado a lado, como surgem dispostas na revista aberta. A capa e contra-capa podem ser vistas em conjunto. A digitalização foi realizada a 200 dpi para as páginas aumentadas, que podem ser observadas através de um clique nas miniaturas, que foram digitalizadas a 150 dpi.




Capa. Clique para aumentar.Contra-capa. Clique para aumentar.

Página 1. Clique para aumentar.
Página 2. Clique para aumentar.Página 3. Clique para aumentar.

Página 4. Clique para aumentar.Página 5. Clique para aumentar.

Página 6. Clique para aumentar.Página 7. Clique para aumentar.

Página 8. Clique para aumentar.Página 9. Clique para aumentar.

Página 10. Clique para aumentar.Página 11. Clique para aumentar.

Página 12. Clique para aumentar.Página 13. Clique para aumentar.

Página 14. Clique para aumentar.Página 15. Clique para aumentar.

Página 16. Clique para aumentar.Página 17. Clique para aumentar.

Página 18. Clique para aumentar.Página 19. Clique para aumentar.

Página 20. Clique para aumentar.Página 21. Clique para aumentar.

Página 22. Clique para aumentar.Página 23. Clique para aumentar.

Página 24. Clique para aumentar.Página 25. Clique para aumentar.

Página 26. Clique para aumentar.Página 27. Clique para aumentar.

Página 28. Clique para aumentar.Página 29. Clique para aumentar.

Página 30. Clique para aumentar.Página 31. Clique para aumentar.

Página 32. Clique para aumentar.

Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com