domingo, abril 05, 2009

Costa, de Charles Jarry

Costa é uma série da autoria de Charles Jarry, desenhador belga nascido em 1942, à qual dedico este artigo, pelo simples facto de o apelido da principal personagem me ter levado a isso, e não por qualquer outra razão em particular.

Feito este prévio esclarecimento, poderemos afirmar que Les Baroudeurs sans Frontières, como se intitulava inicialmente a série, surgiu nas Edições Dupuis na sequência de uma viagem efectuada pelo seu autor ao leste de África, e foca os problemas específicos de um terceiro mundo em acelerada mutação.

Capa do primeiro álbum das aventuras de Costa.As aventuras sucedem-se, assim, por diversos países de África, América, o Pacífico, o Oriente, nomeadamente o Quénia, o Brasil, as Filipinas ou a China, envolvendo a principal personagem numa trama de acontecimentos e de situações complicadas de que se consegue desenvencilhar por vezes com algumas dificuldades, mas em que se destacam as preocupações sociais e a questão humanitária.

Ao todo, para Les Baroudeurs sans Frontières o seu autor desenhou seis aventuras, e outras tantas para Costa. Mas se Jarry iniciara o seu trabalho na revista Tintin, em 1967, com algumas histórias curtas, passando posteriormente pela célebre Pilote, foi na revista Spirou que criou Boy, em 1980, que depressa mudaria para Les Baroudeurs, até 1987, ano em que o título se alterou definitivamente, passando a ser editado pela Lombard, até que, no ano de 1992, criou a editora Synopsis, a qual continuou a publicação das aventuras de Costa até 1993. Capa do quarto álbum de Costa.Ainda em 1986 havia lançado uma revista, intitulada Baroud, cuja temática abordava sobretudo aspectos relacionados com viagens. De então para cá, Jarry publicou novas aventuras, utilizando os pseudónimos Shannon e Vinicius, designadamente Simon Arkahne – Chasseur de Têtes e Julie Brûlante, esta última de pendor erótico.

Capa do sexto e último álbum de Costa.As aventuras de Costa publicadas na Lombard intitulam-se Les Jonques Pourpres (1988), Gabriella (1989) e Bolivia Coca (1990); para a Synopsis, escreveu e desenhou Tusk Connection (1992), Urubu Destiny (1992) e La Sidaïque (1993), que seria o derradeiro álbum da série.

A página original aqui apresentada pertence a um dos álbuns publicados pela Lombard, apresentando a assinatura do autor na última vinheta. A dimensão da mancha é de 44,5 por 33,5 cm e a do papel é de 51 por 36,5 cm, aproximadamente. As duas primeiras tiras estão separadas da terceira, encontrando-se unidas no verso.




Clique para aumentar.


Etiquetas: , , , , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com