sábado, março 07, 2009

Histórias esquecidas 32: O Voto de Afonso Domingues, por José Baptista

Afonso Domingues é mais uma personagem histórica que deu azo a diversas histórias, tanto nos quadradinhos, como é o caso destas páginas que aqui mostramos, como na literatura, tendo estado na origem de A Abóboda, de Alexandre Herculano, uma das suas Lendas e Narrativas.

Sendo a história de Portugal rica em factos e personagens, muitos destes e destas foram objecto de versões em quadradinhos, a que o regime anterior à Revolução de Abril não foi alheio, já que se aproveitava para realçar o espírito nacionalista, escamoteando, muito embora, muitos outros acontecimentos históricos menos abonatórios do carácter heróico dos portugueses.

Afonso Domingues está, de facto, relacionado com uma lenda ligada à construção do Mosteiro da Batalha, de que foi o primeiro arquitecto, não tendo, devido à sua avançada idade, terminado de construir esse monumento.

A história aqui apresentada é da autoria de José Baptista, a que já aqui anteriormente nos referimos anteriormente, e foi publicada nas páginas de O Mundo de Aventuras, dos números 437, de 2 de Janeiro de 1958, ao 444, de 19 de Fevereiro de 1958, a uma cor, excepto no primeiro número indicado, que saiu a duas cores, acompanhado por um pequeno artigo acerca do seu autor, que aqui também publicamos, e em que se assinala a entrada do artista para os quadros da Agência Portuguesa de Revistas.

A história estendeu-se, portanto, por oito páginas, ao ritmo de uma página por número, não tendo havido nenhuma capa destacando a aventura, porventura devido à sua curta extensão, já que era hábito que pelo menos um dos números apresentasse uma capa alusiva à história em estreia, com desenhos em muitos casos da autoria do próprio autor.

As imagens podem ser aumentadas ao clicar nos desenhos.

Resolução: 300 dpi.






Primeira página da história, publicada no número 437 de «O Mundo de Aventuras», de 2 de Janeiro de 1958. Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Última página da história, publicada no número 444 de «O Mundo de Aventuras», de 19 de Fevereiro de 1958. Clique para aumentar.

Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com