quarta-feira, janeiro 28, 2009

The Steel Claw, o nosso Garra de Aço, por Jesus Blasco

Um outro herói muito popular em Portugal, sobretudo nas décadas de 60 e 70 do século passado foi Garra de Aço, que surgiu através das edições da Agência Portuguesa de Revistas e da Portugal Press, sobretudo em títulos como O Mundo de Aventuras.

O seu nome original é the Steel Claw, que estreou nas páginas da revista britânica Valiant a 6 de Outubro de 1962, tendo na sua origem os editores da Fleetway, que procuravam dar maior impacto às Jesus Blascorevistas através de um conjunto de aventuras com personagens que suscitassem grande adesão do público. O argumentista que ficou ligado a estas histórias desde a sua origem foi Ken Mennell, sendo embora pouco depois subtituído por Tom Tully, e o desenhador escolhido para dar corpo às aventuras foi Jesus Blasco, um artista espanhol, oriundo da Catalunha, onde nasceu em 1919, na cidade de Barcelona, vindo a falecer em 1995. Muito do seu trabalho foi publicado em Portugal, Capa de O Mundo de Aventuras número 873, datado de 16 de Junho de 1966.sobretudo as aventuras de Cuto, que chegou a ter uma revista com o seu nome, editada pela Portugal Press, o Jornal do Cuto, entre 1971 e 1978, num total de 174 números, muito embora já muito anteriormente tivesse surgido nas páginas de outras revistas, como O Mosquito, por exemplo com Anita Pequenita (Anita Diminuta, no original), através do seu suplemento A Formiga, nos anos 40 do século passado.

The Steel Claw, ou Garra de Aço entre nós, surgiu nas páginas da já referida revista britânica a partir de Outubro de 1962 até Maio de 1970, quando a série foi interrompida, aparecendo um ano depois, a Junho de 1971, com o título Return of the Claw (O Capa de O Mundo de Aventuras número 1170, de 24 de Fevereiro de 1972.Regresso da Garra de Aço), que deixou de publicar-se em Outubro de 1973. Muitas destas histórias foram mais tarde reeditadas noutros títulos, nomeadamente em Vulcan, mas também noutros países a sua popularidade foi enorme, como em Portugal. Recentemente foi editado um álbum com uma recolha de algumas das histórias, através da Titan Books.

Esta personagem, de seu nome Louis Crandell, trabalhava como assistente do professor e investigador Barringer, até ter perdido a sua mão direita num acidente laboratorial, passando a usar uma mão metálica em sua substituição, até que, num novo acidente, um choque eléctrico de grande potência o tornou invisível durante um curto período de tempo, ficando apenas a ver-se a sua mão metálica. Este poder da invisibilidade perturbou fortemente a personagem, levando-a a enveredar por uma carreira à margem da lei, tendo mais tarde Capa da revista Jaguar, número 3, de 15 de Novembro de 1971.abandonado o crime para integrar os serviços secretos britânicos como agente secreto. A sua mão metálica passou a estar equipada com uma série de utensílios e armamento, o que ajudou Crandell no seu combate contra organizações criminosas, entre as quais a F.E.A.R., Federation for Extortion, Assassination and Rebellion (Federação para a Extorsão, Assassinato e Rebelião).

A página aqui reproduzida pertence à segunda série, intitulada The Return of the Claw, tendo sido publicada em Valiant/TV 21 a 13 de Outubro de 1973. Não está datada nem assinada, sendo da autoria do desenhador Jesus Blasco.

A dimensão da mancha é de 48,2 por 38,6cm e a do papel é de 51,8 por 41,3 cm, aproximadamente. Trata-se, na realidade, de três tiras separadas, unidas no verso por uma fita adesiva. A indicação da publicação surge no canto superior esquerdo, manuscrita.




Clique para aumentar.


Etiquetas: , , , , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com