Surgeon Stone, por Richard Martin Fletcher
Virtualmente desconhecida em Portugal, a série norte-americana Surgeon Stone é, como o seu título indica, dedicada ao mundo de medicina, dos problemas da saúde em geral e dos médicos em particular, tanto no aspecto pessoal como profissional. Foram diversas as séries sobre profissionais de medicina, de médicos a enfermeiras, tendo Dr. Kildare sido uma das mais conhecidas, até pelo facto de na sua origem ter estado uma série televisiva.
Ainda hoje se publica nos jornais norte-americanos Rex Morgan MD, talvez uma das mais duradoiras tiras diárias acerca do assunto, numa altura em que várias séries para televisão têm vindo a explorar o universo dos hospitais e dos profissionais que ali trabalham, como durante anos o fizeram os quadradinhos, tanto os que se publicavam nos periódicos, como em revistas.
Surgeon Stone foi desenhado por Dick (Richard Martin) Fletcher, que trabalhou para o jornal Chicago Tribune nos anos 40 do século passado, como assistente em Dan Dunn e Harold Teen.
A sua participação nesta série durou de 1946 a 1951, muito embora tenha igualmente trabalhado em Jed Cooper em 1949 e também para a revista Gang Busters, da DC.
A página dominical aqui apresentada foi publicada no jornal acima referido a 16 de Janeiro de 1949, estando assinada pelo autor e datada. A dimensão da mancha é de 53 por 35,4 cm e a do papel é de 55,7 por 36,8 cm, aproximadamente.
Etiquetas: comics norte-americanos, Dick Fletcher, originais, Surgeon Stone, The Chicago Tribune, tiras diárias
<< Home