O Pirilau
A revista de curioso título O Pirilau publicou-se entre 1939 e 1941, tendo durado 63 números. Os seus directores eram Pinto de Magalhães e M. M. Calvet de Magalhães, e o seu editor e proprietário Henrique Torres, sendo a sua sede em Lisboa, mais concretamente na Rua de S. Bento.
O seu formato era praticamente idêntico a A4, mais concretamente 29 por 21 cm, sendo a impressão a preto e branco e a encarnado em algumas páginas, sendo outras apenas impressas a preto. O papel era de má qualidade, possivelmente em consequência da crise de papel durante a II Guerra Mundial. O preço, tal como se pode verificar, era de 5 tostões.
As 12 páginas que constituíam esta revista continham diversas histórias, algumas em continuação e outras de uma página ou constituídas por tiras. Eram quase todas de origem britânica, muito embora não surgisse menção de autoridade.
A história da primeira página deste número apresenta as personagens Katzenjammer Kids, também conhecidas como Os Sobrinhos do Capitão, com o nome em português de Quim e Zé, Chico e Nené, sendo as legendas integradas nas vinhetas, mas não em balões. Outras aventuras apresentavam texto narrativo em colunas sob os desenhos, quer houvesse ou não balões integrados nas vinhetas. A tira que surge nas páginas centrais refere-se às aventuras de Harold Lloyd, um conhecido actor cómico norte-americano do cinema mudo, que era originalmente publicado na revista britânica Film Fun.
Em algumas páginas eram também publicados alguns contos, havendo ainda espaço para correio dos leitores da revista, e a revista era normalmente acompanhada por uma construção de armar, facto habitual nesta altura em diversas publicações nacionais.
A numeração das páginas era contínua de fascículo para fascículo, sendo pensada para uma possível encadernação. No caso deste número, o 22, as páginas surgem com a numeração de 257 a 268, não havendo, no entanto, números nas primeira e última páginas.
A digitalização foi efectuada a 72 dpi, podendo ser aumentada para 150 dpi clicando com o rato sobre as imagens.
Etiquetas: O Pirilau, Revistas portuguesas de quadradinhos
<< Home