sexta-feira, abril 23, 2010

O Pirilau

A revista de curioso título O Pirilau publicou-se entre 1939 e 1941, tendo durado 63 números. Os seus directores eram Pinto de Magalhães e M. M. Calvet de Magalhães, e o seu editor e proprietário Henrique Torres, sendo a sua sede em Lisboa, mais concretamente na Rua de S. Bento.

O seu formato era praticamente idêntico a A4, mais concretamente 29 por 21 cm, sendo a impressão a preto e branco e a encarnado em algumas páginas, sendo outras apenas impressas a preto. O papel era de má qualidade, possivelmente em consequência da crise de papel durante a II Guerra Mundial. O preço, tal como se pode verificar, era de 5 tostões.

As 12 páginas que constituíam esta revista continham diversas histórias, algumas em continuação e outras de uma página ou constituídas por tiras. Eram quase todas de origem britânica, muito embora não surgisse menção de autoridade.

A história da primeira página deste número apresenta as personagens Katzenjammer Kids, também conhecidas como Os Sobrinhos do Capitão, com o nome em português de Quim e Zé, Chico e Nené, sendo as legendas integradas nas vinhetas, mas não em balões. Outras aventuras apresentavam texto narrativo em colunas sob os desenhos, quer houvesse ou não balões integrados nas vinhetas. A tira que surge nas páginas centrais refere-se às aventuras de Harold Lloyd, um conhecido actor cómico norte-americano do cinema mudo, que era originalmente publicado na revista britânica Film Fun.

Em algumas páginas eram também publicados alguns contos, havendo ainda espaço para correio dos leitores da revista, e a revista era normalmente acompanhada por uma construção de armar, facto habitual nesta altura em diversas publicações nacionais.

A numeração das páginas era contínua de fascículo para fascículo, sendo pensada para uma possível encadernação. No caso deste número, o 22, as páginas surgem com a numeração de 257 a 268, não havendo, no entanto, números nas primeira e última páginas.

A digitalização foi efectuada a 72 dpi, podendo ser aumentada para 150 dpi clicando com o rato sobre as imagens.


Clique para aumentar.
Clique para aumentar.Clique para aumentar.

Clique para aumentar.Clique para aumentar.

Clique para aumentar.Clique para aumentar.

Clique para aumentar.Clique para aumentar.

Clique para aumentar.Clique para aumentar.

Clique para aumentar.


Etiquetas: ,

Get Free Shots from Snap.com