quarta-feira, Fevereiro 17, 2010

A arte de Roger Langridge: Fred the Clown e outras histórias

Roger Langridge nasceu na Nova Zelândia em 1967, tendo vindo a trabalhar no Reino Unido desde 1990, como desenhador profissional, muito embora a sua experiência nos quadradinhos date desde muito jovem, tendo concebido e desenhado diversas histórias, colaborando em muitas delas com o seu irmão Andrew Langridge, uma das quais se veio a intitular Art Dekko, Capa do primeiro número da revista Zoot, de Novembro de 1992.que mais tarde passou a Art d’Ecco, o seu primeiro mini-comic, surgido em 1988. Mas começou a ganhar notoriedade com uma série intitulada The Straitjacket Fits, segundo argumento de David Bishop, que foi publicada na revista Judge Dredd Megazine, e cuja acção decorria num manicómio.

Capa de edição em livro de Fred The Clown.Uma das suas personagens mais conhecidas veio a ser Fred The Clown, que começou por ser desenhada para a Internet, transformando-se posteriormente em álbum, editado pela Fantagraphics Books. Para a mesma editora criou os desenhos para uma revista intitulada Zoot!, mas ao longo dos anos criou diversas páginas para as editoras DC, Dark Horse, Fleetway, entre outras, de entre as quais aqui se destaca Howard the Duck, a que num futuro artigo nos referiremos.

Langridge foi nomeado para diversos prémios no âmbito da 9ª arte, em particular pelo seu trabalho com Fred the Clown, dedicando-se igualmente à ilustração.

Capa da edição em livro de Art d'Ecco.Vários dos seus trabalhos estão reunidos em volume, de entre os quais salientamos Fred the Clown e Art d’Ecco, podendo ser adquiridos através da Internet, tal como vários dos seus trabalhos originais, disponíveis online na página do autor, intitulada Hotel Fred, da qual existe também um blogue. Alguns dos seus livros podem ser adquiridos aqui.

As páginas originais aqui apresentadas são relativas a Zoot!, a primeira página de uma história com o título The Letter, uma outra de Art d’Ecco, constituindo a primeira página de Meanwhile In A More Interesting Part of the City e ainda o original da última página de Fred the Clown. Todas foram desenhadas em papel de tamanho A4.

As imagens foram digitalizadas a 72 dpi, podendo ser aumentadas para 150 dpi com um clique do rato sobre elas.




Original de Fred The Clown. Clique para aumentar.

Original de Art d'Ecco. Clique para aumentar.

Original da história The Letter. Clique para aumentar.


Etiquetas: , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com