segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Tillie the Toiler, por Russ Westover

Por altura em que surgiu Tillie the Toiler (1921), não eram muito comuns as séries que tinham como principal personagem uma jovem mulher independente, que vivesse do seu trabalho, o que não acontece nos dias de hoje.

Tillie Jones trabalhava num escritório de uma empresa de vestuário, muito embora ocasionalmente também exercesse a profissão de modelo. Em grande parte, a intriga envolvia os diversos relacionamentos amorosos da personagem, a sua profissão, de que por vezes era despedida, para voltar mais tarde, com uma breve interrupção durante a II Guerra Mundial, em que Tillie chegou a ingressar no exército, altura a que se refere a tira abaixo apresentada. Um dos seus companheiros de trabalho, Clarence "Mac" MacDougall, cuja figura contrastava claramente com a elegância de Tillie, foi um dos seus apaixonados, embora esta quase sempre o rejeitasse. No entanto, no episódio final da série, uma página dominical de 15 de Março de 1959, acabam por casar-se.

Russ WestoverO seu autor foi Russ Westover (Russell Channing Westover, 1886-1966), natural de Los Angeles, que começou por desenhar cartoons sobre desporto para o jornal San Francisco Bulletin, trabalhando simultaneamente para outros periódicos. A sua estreia nos quadradinhos deu-se com Daffy Dan para o San Francisco Sport. Mais tarde mudou-se para Nova Iorque, tendo desenhado diversas séries para o New York Herald. Após ter abandonado o jornal, criou Tillie the Toiler, que vendeu ao King Features Syndicate.

Capa da revista número 150 da Editora Dell, com Tillie the Toyler.A série obteve um enorme sucesso, tendo sido realizados duas longas-metragens baseadas nesta personagem, com o mesmo título. A primeira data de 1927 e a segunda de 1941. Em inícios dos nos 50, Westover deixou a série ao seu assistente Bob Gustafson (1920-2001), que a continuou até ao seu final, em 1959. Merece ainda referência o facto de Alex Raymond (1909-1956) ter começado a sua carreira de desenhador profissional como assistente nesta série, em 1929.

Houve diversas reimpressões ao longo dos anos, tanto em números dedicados a Tillie como em outras revistas, de que as de Four Color Comics são um exemplo.

A tira aqui apresentada está datada de 11 de Novembro de 1943, mostrando a personagem integrada na vida militar norte-americana. Está assinada na última vinheta, sendo o © da King Features Syndicate.

A dimensão da mancha é de 52 por 15,6 cm e a do papel é de 52,3 por 18 cm, aproximadamente. Existe aplicação de lápis azul nas fardas militares.

A imagem abaixo foi digitalizada a 72 dpi. Para aceder a uma imagem com maior resolução, por favor clique na imagem com o rato.




Clique para aumentar.


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com