domingo, fevereiro 07, 2010

Sweeney & Son, de Al Posen

Uma das actividades conhecidas de Al Posen (Alvah Posen, Nova Iorque, 1895-1960) foi a de escritor de piadas para os irmãos Marx, tendo igualmente desenhado diversas séries, uma delas para o jornal Chicago Tribune intitulada Them Days are Gone Forever, entre os anos de 1925 e 1927 e, numa segunda fase, de 1937 a 1945, muito embora outras fontes apontem o facto de a criação desta série ter tido lugar em 1910, para a qual o autor conseguiu imprimir uma característica única: a ideia de cada episódio baseava-se numa estrofe de três versos destinada a ser cantada e que era acompanhada da respectiva pauta musical, terminando sempre com o verso Them Days are Gone Forever.

Al PosenMas outra das suas produções foi Sweeney and Son, uma página dominical que se publicou até finais de década de 50 do século passado. Esta página apresentava um bottomer, ou seja, uma pequena tira independente na parte de baixo da página, com quatro vinhetas, intitulada Jinglets, ideia que Posen conseguiu «vender» a Joseph Paterson (1879-1946), do Chicago Tribune, mais conhecido por estar na origem do título da série Dick Tracy, de Chester Gould (1900-1985).

Allan Holtz, no seu blogue Stripper's Guide, escreveu uma interessante postagem sobre este autor e a sua obra, de onde retirei a fotografia de Posen.


A arte original aqui mostrada é de uma página de Sweeney and Son, estando datada de 18 de Março de 1951 e assinada Posen na última vinheta. Possui igualmente o respectivo «bottomer», aqui intitulada Rhymin’ Time, com quatro vinhetas, e a respectiva música e letra, a qual termina com o inevitável verso Them Days are Gone Forever. O © é de News Syndicate Co. Inc. A dimensão da página é de 51,8 por 34,8 cm e a do papel é de 58,5 por 37,2 cm, aproximadamente.

A miniatura foi digitalizada a 72 dpi, e pode ser aumentada para 200 dpi com um clique do rato sobre a imagem.




Clique para aumentar.

Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com