quarta-feira, abril 09, 2008

Harold Hare, ou As façanhas do Zé Lebrão

Harold Hare é uma série que ficou conhecida em Portugal através da sua publicação nas páginas da primeira série de O Falcão (entre 1958 e 1960), com a designação As façanhas do Zé Lebrão (p.e. O Falcão nº 22, pp. 24-25), muito embora tenha surgido também referido como compadre Lebrão e Zé Coelho nas legendas que acompanhavam os desenhos.

Foi desenhada por Hugh McNeill, que também criou Pansy Potter the Strong Man's Daughter para a revista Beano, publicada entre 1938 e finais de década de 80, tendo exercido as funções de cartógrafo durante a II Guerra Mundial, dedicando-se posteriormente a trabalhar para as revistas Knockout e Buster. Sobre este autor poder-se-á ler um excelente artigo de Steve Holland no seu blogue.

Página 24 de «O Falcão» número 22, de 14 de Maio de 1959, dedicada à personagemA série Harold Hare surgiu a 8 de Julho de 1950, primeiro na revista Sun, e posteriormente, entre 1954 e 1985, em Jack and Jill, bem como em Playhour e em Harold Hare’s Own Paper. Entre os seus amigos de aventuras incluía-se um ouriço, um rato e uma toupeira, que no seu país de origem, a Inglaterra, foram baptizados de Flopsy Flufftail, Dicky Dormouse, Happy Hedgehog, Bibby and Bobby (entre nós, Pipoca e Laçarote) entre alguns outros.

A designação britânica atribuída a este género de quadradinhos é de nursery comics, já que se destinavam a um público mais infantil, havendo outras personagens conhecidas neste universo e a que nos referiremos em futuros artigos, nomeadamente Pixie Pip, Freddie Frog e Tiny Mole. A ilustração era desenhada e posteriormente pintada a aguarela, a preto e branco ou por vezes a cores.

A página aqui apresentada terá sido publicada em Jack and Jill Weekly a 1 de Junho de 1985, em repetição de anteriores publicações, já que apresenta, no verso, as datas 18.9.1965, 19.6.1971 e 3.5.1980. A dimensão da página é de 30 x 32,2 cm, em cartão grosso, contendo os desenhos originais colados, em dois conjuntos de duas vinhetas, que têm 12,3 x 11,5 cm cada. Os desenhos não estão assinados nem datados.




Clique para aumentar

Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com