Little People, de Walt Scott
Little People surgiu pela primeira vez em Dezembro de 1950, através da Newspaper Enterprise Association (NEA), tendo sido concebida para ser publicada apenas durante o período de Natal desse ano, mas a grande adesão do público fez com que a série se tornasse regular, aparecendo como página dominical a partir de 1 de Junho de 1952, pela mão de Walt Scott, que até então se dedicara a desenhar Captain Easy como assistente de Leslie Turner, tendo antes trabalhado para os estúdios Disney, em projectos como Bambi, Pinóquio, Fantasia e Dumbo.
O aparecimento de séries com personagens minúsculas num mundo em que os objectos eram bem maiores não era, na verdade, uma ideia original por esta altura, tendo já surgido em muitas outras séries e mesmo em cinema.
Mas este conjunto de personagens, desenhado num estilo caricatural, com muitas características de desenho animado, que incluía Chub, Cork, Jink, Loop e The Old One e que habitava o Valley of the Small Ones, tinha uma particularidade curiosa: eram todas do sexo masculino, e relacionavam-se apenas com animais e com outras personagens igualmente masculinas. Tanto quanto há memória da série, raramente se focou a questão do sexo, e do surgimento de personagens femininas.
Em 1953, a editora Dell Comics começou a publicar as aventuras deste grupo na revista Four Color Comics, o que se prolongou até 1959.
Walt Scott, que frequentara a Cleveland School of Art e que trabalhara antes numa agência publicitária, veio a falecer em 1970, e com a sua morte a série terminou, não tendo havido continuidade e, tanto quanto sabemos, nunca houve qualquer reimpressão.
Mas Little People surgira muito antes da data acima referida com o título «The Doonks», no Cleveland Plain Dealer, enquanto rubrica para crianças, tendo o projecto sido temporariamente abandonado quando o autor se juntou à equipa da NEA em 1935. Alguns dos seus trabalhos em revista incluíram ainda histórias em quadradinhos sobre histórias de Natal, cujas personagens eram animais.
A página aqui apresentada é, na verdade, a metade superior de uma prancha dominical, contendo o título da série e a assinatura do autor, e com sinais de ter sido cortada de forma algo irregular. Está datada de 6 de Julho de 1969. A dimensão da mancha é de 61 x 26,3 cm e a do papel é de 63,8 x 29,2 cm, aproximadamente. O © é da NEA.
Etiquetas: comics norte-americanos, Little People, originais, Walt Scott
<< Home