segunda-feira, junho 08, 2009

Dick Turpin

Dick Turpin é uma das personagens dos quadradinhos baseadas em personalidades históricas, mas com a particularidade de se tratar de um fora-da-lei, um malfeitor, cuja ocupação era assaltar transeuntes na Inglaterra do século XVIII, em Essex, onde se situava o seu esconderijo e onde viveu, transformando-se de ajudante de talhante em salteador de estradas até à sua morte, por enforcamento, em 1739, sendo sepultado no cemitério da igreja de St. Georges, na cidade de York.

A sua vida aventurosa veio dar origem a numerosas abordagens literárias, e cinematográficas, tendo havido uma série televisiva sobre esta personagem entre os anos de 1979 e 1982, passando, obviamente, pelos quadradinhos.

A série desenhada sobre este salteador surgiu na revista britânica Sun, publicada em Cheshire pela Fleetway, que se estreou a 20 de Janeiro de 1948 e se extinguiu em 1959, tendo sido absorvida pela revista Lion. Algumas aventuras foram também publicadas na Thriller Picture Library.

Pouco se sabe desta série. Tanto quanto consegui descobrir, o seu autor, pelo menos no início, terá sido Hugh McNeill (muito embora não tenha conseguido confirmar esta autoria), que concebeu estas aventuras para serem publicadas na última página do comic britânico Sun que se intitulou Fitness And Sun durante os primeiros quatro números, e que possuía um formato de jornal tablóide. A série intitulava-se Highway Days, havendo algumas personagens secundárias, entre as quais uma companheira de Turpin, Moll Moonlight, e um vilão, "Creepy" Crawley, uma espécie de mestre do crime a quem Dick Turpin se opunha resolutamente e com quem travou diversas escaramuças. No entanto, as primeiras histórias terão tido argumentos mais ligeiros, tornando-se mais densos e pesados após a mudança de formato da revista, a qual alcançou um reduzido sucesso no sul da Inglaterra. Mais tarde o título da série passou a Jack O'Justice, quando foi republicado na revista Valiant.

Entre as características desta personagem contam-se a sua versatilidade, o facto de conseguir escapar às garras da justiça e dos seus inimigos com bastante frequência, para além de ser um belíssimo espadachim e um óptimo atirador, o que contradiz o que se sabe da personalidade real, que integrou o chamado Essex Gang, e que era pouco habilidoso, tanto com a espada, como com a pistola.

Capa de «O Falcão» número 370, 2ª série, com uma aventura de Dick Turpin.Em Portugal, algumas das suas aventuras foram publicadas pela Agência Portuguesa de Revistas, em particular na segunda série da revista O Falcão, números 370 e 404, embora as histórias publicadas em Portugal sejam já de outros autores.

As tiras originais aqui apresentadas, num total de cinco, que constituirão um episódio completo publicado num único número da revista, apresentam algumas particularidades: algumas das legendas estão a lápis, muito embora os balões relativos a falas de personagens apresentem a sua forma definitiva. Colocámos aqui as legendas a lápis aumentadas, para permitir uma melhor leitura, cuja digitalização foi prejudicada por esse facto. Terão sido publicadas na revista Sun número 116, datado da década de 1950, havendo no verso de cada tira um conjunto de carimbos com a indicação «Sun 28th April 4599».




Clique para aumentar.
Primeira legenda a lápis da tira 1.
Segunda legenda a lápis da tira 1.
Clique para aumentar.
Primeira legenda a lápis da tira 2.
Segunda legenda a lápis da tira 2.
Terceira legenda a lápis da tira 2.
Clique para aumentar.
Primeira legenda a lápis da tira 3.
Segunda legenda a lápis da tira 3.
Terceira legenda a lápis da tira 3.
Clique para aumentar.
Primeira legenda a lápis da tira 4.
Segunda legenda a lápis da tira 4.
Terceira legenda a lápis da tira 4.
Clique para aumentar.
Primeira legenda a lápis da tira 5.
Segunda legenda a lápis da tira 5.
Terceira legenda a lápis da tira 5.
Reprodução da indicação presente no verso das tiras.


Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com