quarta-feira, maio 13, 2009

Olac, o Gladiador (Olac the Gladiator), por Ruggero Giovannini

A série Olac o Gladiador, que no original se intitulava Olac the Gladiator, tem origem na Grã-Bretanha, estreando-se na revista Tiger em Novembro de 1957 e durando até Março de 1969.

Narrava as aventuras de um jovem gladiador na Roma imperial, que se via envolvido em inúmeras peripécias fora da arena, ou enquanto elemento integrado nas forças militares romanas, mostrando também diversas cenas de combates entre gladiadores. Mas as diversas inimizades criadas pela principal personagem eram frequentemente utilizadas para desenvolver intrigas que envolviam facções de apoiantes e contestatários das políticas imperiais, grupos de malfeitores que abundavam no submundo romano, contra os quais era frequente Olac opor-se, tomando frequentemente o partido dos mais fracos, dos mais desprotegidos, dos inocentes, dos que assumiam uma postura mais correcta.

Capa de O Mundo de Aventuras nº 1014, de Fevereiro de 1969, dedicado a esta personagem.Entre os diversos desenhadores que se encarregaram de dar corpo a Olac, destacam-se Don Lawrence (1928-2003), que se tornou conhecido sobretudo pelas suas séries Trigan Empire e Storm, e Ruggero Giovannini, desenhador italiano nascido em 1922 e falecido em 1983, que se estreou na revista italiana Il Vittorioso em 1945, estendendo a sua colaboração com esta revista até 1969, tendo, durante este período, desenhado igualmente para a editora britânica Fleetway, que editava a revista Tiger, entre outras; mais tarde passou a colaborar com outra publicação italiana, Il Giornalino, e assumiu funções como director artístico das revistas Lanciostory e Skorpio.

Em Portugal, Olac foi sobretudo popularizado pelas publicações da Agência Portuguesa de Revistas, sobretudo n’O Falcão e n’O Mundo de Aventuras. Em qualquer dos casos, os seus desenhos foram frequentemente afectados pelas dimensões das páginas de ambas as revistas e pelo tipo de edição que era praticada, com frequentes mutilações dos desenhos. Isso não obstou, porém, a que atingisse alguma notoriedade entre os seus leitores.

A página aqui apresentada foi desenhada por Giovannini, não possuindo qualquer indicação de autoridade nem qualquer datação. Foi publicada na revista Tiger em Fevereiro de 1965, e tem a dimensão de 54,3 por 41,5 cm para a mancha e 56 por 44,5 cm para o papel, aproximadamente.




Clique para aumentar.


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com