domingo, abril 26, 2009

The Ryatts, de Cal Alley

The Ryatts estreou a 11 de Outubro de 1954 e veio a terminar em 1994. Esta tira diária, distribuída pelo Post-Hall Syndicate, foi criada por Cal Alley (1915-1970), um desenhador norte-americano nascido em Memphis que começou por trabalhar no Kansas City Journal em 1939, tendo posteriormente ocupado a posição de desenhador que anteriormente pertencera ao pai, J.P. Alley, junto do The Memphis Commercial Appeal, dando continuidade à série Hambone, concebida pelo seu progenitor, na companhia do seu irmão Jim.

The Ryatts focava basicamente a vida doméstica de uma família americana, composta pelos pais e os seus cinco filhos, Missy, Kitty, Pam, Tad e Winky, destacando-se claramente Winky, o mais novo, que chegou a dar nome à tira em finais dos anos 60 e inícios dos anos 70 do século passado.

A notoriedade da série não foi tão grande como a de outras dentro do mesmo género, mas ganhou diversos fãs e a sua longevidade acaba por atestar este facto, que se prende com a maneira como o argumento e os desenhos reflectiam uma realidade que os norte-americanos conheciam de a viver dia após dia, com os problemas que uma família numerosa coloca aos seus progenitores, tanto sob o aspecto financeiro como sob o ponto de vista da gestão de relações entre irmãos, de que é exemplo a tira que aqui apresentamos.

Cal Alley, que desenhou igualmente cartoons, inspirou-se frequentemente na sua própria família para o argumento. Numa entrevista, chegou a afirmar que uma tira diária demorava dez horas e vinte minutos a ser realizada: dez horas para encontrar uma ideia e vinte minutos para a colocar sob a forma de desenho.

Em 1967 o seu autor reformou-se, tendo a continuidade da série sido assegurada por Jack Elrod, que mais tarde veio a continuar Mark Trail. Cremos tratar-se de uma série nunca publicada em Portugal, tanto quanto conseguimos apurar.

A tira que aqui divulgamos está datada de 19 de Julho de 1955, contendo a data e a assinatura do seu autor. Na última vinheta pode ler-se uma dedicatória manuscrita: To Les Immel Best Personal Regards Cal. A dimensão da mancha é de 42,5 por 11,8 cm e a do papel é de 44,8 por 13,7 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar.

Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com