Histórias esquecidas 36: S.O.S. na Idade da Pedra, por Edgar Caygill (arg.) e Vítor Péon (des.)
Não são muito abundantes as histórias de quadradinhos em que os próprios autores participam enquanto personagens, e serão ainda em menor número no caso de as aventuras decorrerem numa época diferente da actual. No entanto, é este o caso de S.O.S. na Idade da Pedra.
Escrita por Edgar Caygill, um dos pseudónimos de José Augusto Roussado Pinto, e desenhada por Víctor Péon (sic), esta aventura decorre precisamente entre a altura em que o texto terá sido escrito e a Idade da Pedra, como o próprio título indica, e os autores desempenham na história um papel crucial, intervindo no desenrolar da acção, dialogando com as restantes personagens, muito embora se tratasse de homens dessa época pré-histórica e o entendimento entre estes e aqueles fosse de todo em todo improvável. Mas o mundo dos quadradinhos é um mundo de fantasias. Essa relação e a intercomunicação entre diferentes eras chega a propiciar algumas cenas cómicas, como é o caso do argumentista ser agredido por um machado e o desenhador não se separar das suas pranchas de desenho.
Publicada como suplemento ao Jornal do Cuto, de que Roussado Pinto era editor e director, este número único está datado de 1 de Outubro de 1977. O seu formato é oblongo, com cerca de 27 cm de largura por 18,5 cm de altura. Possui 36 páginas, todas a preto e branco, com a excepção da primeira, impressa a quatro cores, havendo uma cercadura a encarnado na última página. Para além de haver indicação dos autores na primeira página, algumas das vinhetas apresentam a indicação de autoridade do seu desenhador.
As imagens foram digitalizadas a 72 dpi, podendo ser aumentadas para 150 clicando sobre as mesmas com o rato.
Etiquetas: Edgar Caygill, Histórias esquecidas, Jornal do Cuto, Revistas portuguesas de quadradinhos, Roussado Pinto, Vítor Péon
<< Home