segunda-feira, junho 14, 2010

Histórias esquecidas 37: Pipo no Castelo da Baronesa de Rococó, de Jacovitti (Parte 1)

Esta postagem será um pouco diferente do habitual, uma vez que não se refere a uma publicação portuguesa, mas sim brasileira, o Almanaque do Papai Noel, em particular a edição Big66, referente ao Natal de 1966, da EBAL, Editora Brasil-América, Lda.

Este número anual foi inteiramente dedicado a Benito Jacovitti, um dos maiores desenhadores (e argumentistas) italianos de sempre, ou até mesmo dos quadradinhos mundiais.

Pretendemos aqui divulgar uma das histórias presentes nesse Almanaque, intitulada Pipo no Castelo da Baronesa de Rococó, que originalmente se intitula Pippo nel castelo di Rococò, publicada em 1951, com diversas reedições em anos posteriores, quer em álbum individual, quer em colectânea de vários trabalhos do autor, muitas vezes sofrendo de uma montagem muito deficiente, devido à dimensão das páginas em que estas foram publicadas. E será interessante observar as diferenças que existem entre estas diversas edições, incluindo a brasileira, em grande parte devido ao facto acima assinalado, um mal de que também padeceram muitas das edições portuguesas, em que a montagem das páginas e dos balões e legendas acabou por «cortar» uma boa parcela dos desenhos originais.

Pipo, uma das personagens preferidas do seu autor, que lhe recordava os seus tempos de criança, pertence ao trio I tre P, Pippo Pertica e Palla (em português do Brasil Pipo, Papo e Pimpão), que possuíram diversas aventuras que decorreram nos mais diversos ambientes e em variadas circunstâncias, desde viagens à Lua ou ao futuro, até sátiras a propósito do nazismo e da II Guerra Mundial, tendo surgido em 1939 na revista satírica florentina Il Brivido com a história Pippo e gli inglesi.

Creio ser uma série virtualmente desconhecida em Portugal, e porventura inédita, o que revela bem o desconhecimento que existe no nosso país acerca de um dos grandes talentos dos quadradinhos. O estilo de Jacovitti, inigualável, mistura sátiras de diversas personagens clássicas dos quadradinhos, num mistura caricatural muito própria, em que se cruzam as críticas social, política e cultural, utilizando frequentemente o absurdo, com laivos surrealistas, aspectos que lhe conferem um tom muito particular e original, que infelizmente parece ter sido ignorado pelos editores nacionais ao longo dos tempos, tendo-nos sido apenas acessível ou em edições originais italianas ou nesta edição brasileira.

A aventura que aqui pretendemos divulgar será apresentada em diversas postagens sucessivas, tendo a digitalização das páginas sido realizada a 150 dpi, podendo esta ser acessível através de um clique no rato nas miniaturas abaixo apresentadas.




Clique para aumentar.
Clique para aumentar.
Clique para aumentar.
Clique para aumentar.
Clique para aumentar.


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com